segunda-feira, 31 de julho de 2017




PATCH  WORK
Amélia Luz


Entrei no mercado da esquina
Fiquei assustado com tantos importados.
Multinacionais fatais fazendo sem pena
Que cada vez mais o Brasil fique fora de cena!
Em “portinglês” ilude-se o freguês
Que desavisado sai sempre enrolado...
Eram tantos estrangeiros e me senti forasteiro
Embora no meu berço natal servindo de mero canal
Para escoar mercadorias, (de fora)...
“Made in Brazil”, “Made in China” e agora???
Sorriso “Close Up”, escovado a “Tek”,
Caprichado a fio dental “Johnson & Johnson”.
Barbeado com “Gillette” espumado com “Ravor for Man” 
Penteado com “Brylcreeam” miro-me no espelho,
Desodorizado a “Wild Man”!
Que estranho tupiniquim sul americano,
Cara de “eagle”, alma de tucano, enfim!
Passo “Nugget” no cromo italiano,
Tomo um “drink” sabor “Prozac”,
Saio “Levis”, em jeans americano...
O coração, endurecido a “Durepoxi”
Grita pela minha nacionalidade:”Help”!!!
Que o Brasil seja mais brasileiro
Adotando nosso modo faceiro de fazer a vida!
Despeço-me da moça do balcão.
Para minha surpresa, ela me estende a mão,
E me diz com simpatia: “Good Bye! Good Bye”!

Resmungo prontamente, na minha soberania: “All Right".
.........................................................................................................
Precisamos valorizar a Língua Portuguesa!
.........................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário